LISTA | 5 filmes distópicos para dar um nó na sua mente

, ,
Utopia é conceito conhecido como de mundo perfeito, basicamente onde gostaríamos de chegar como sociedade, economia, equilíbrio e assim vai. Já distopia, define geralmente um universo totalitário, opressivo, onde seus habitantes são geralmente subalternos de um poder maior. O que não falta no cinema são referências aos dois universos, tendo já sido apresentadas de diversas formas diferentes, desde filmes densos e adultos como Matrix até a cultura teen, como é o caso da distópica saga Jogos Vorazes, protagonizada por Jennifer Lawrence. Listamos aqui 5 excelentes filmes que nos apresentam um mundo distópico:

 Expresso do Amanhã (2013) 
Dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-Ho, a produção mostra o mundo logo após do aquecimento global desequilibrar o ecossistema e trazer a Terra para uma era do gelo, onde os únicos sobreviventes estão abordo de um trem, que divide sua tripulação entre os pobres que vivem ali em situação de miséria, e a elite que desfruta de todo conforto, um dos sobreviventes Curtis (Chris Evans) decide levantar uma revolução na tentativa de derrubar a tirania dos seus líderes.

 Matrix (1999) 
Criada pelas irmãs Wachowski - as mesmas criadoras de Sense8 -, a série de filmes conta a história de Thomas Anderson (Keanu Reeves) que descobre habitar uma realidade paralela construída por um sistema de computadores, que monitora tudo em seu entorno. Thomas toma conhecimento de que é o messias Neo, único capaz de salvar o mundo do controle autoritário da Matrix. 

 Laranja Mecânica (1971) 
Até onde a total liberdade de um indivíduo pode prejudicar a liberdade e segurança de outras pessoas? Esse é o questionamento chave do clássico dirigido por Stanley Kubrick, baseado na obra de Anthony Burgess, o enredo se passa em uma Londres do futuro, onde Alex (Malcom McDowell) é cabeça de uma das gangues que pratica violência gratuita a cidadãos comuns por “esporte”. Apesar de perturbador, o filme é um clássico que debate sobre a forma que a educação do cidadão está condicionada a um padrão social complexo e duvidoso.

 Blade Runner (1982) 
Dirigido por Ridley Scott, este é um filme que trata de uma questão levantada até pelo físico Stephen Hawking, “quão inteligentes nossas máquinas tecnológicas poderiam se tornar, a ponto de nos destruir?”. Um 2019 dominado por problemas climáticos, econômicos e sociais, robôs mais fortes e tão inteligentes quanto a raça humana são criados para auxiliar na exploração e povoamento de outros planetas, mas parte desses se revoltam contra os humanos numa verdadeira revolução de máquinas, mais poderosas e ágeis que seus criadores. O filme ganhou uma sequência em 2017 Blade Runner 2049, protagonizado por Ryan Gosling.

 V de Vingança (2005) 
Com fortes referências a obra 1984 se George Orwell, esta também é uma história sobre uma Inglaterra do futuro, governada por um sistema autoritário, que executa minorias e todos aqueles que se opõem ao governo. A história ganha gás quando um homem mascarado que se auto-intitula de V (Hugo Weaving) começa a praticar atos de terrorismo contra o governo, afim de libertar seu povo da suas condições de opressão e alienação promovidas pelo estado.

Já viu algum desses? Conhece outros bons filmes que apresentam um universo de distopia? Fala pra gente aqui nos comentários.
LISTA | 5 filmes distópicos para dar um nó na sua mente LISTA | 5 filmes distópicos para dar um nó na sua mente Reviewed by Bhárbara Andrade on junho 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Veja também

Tecnologia do Blogger.