Netflix | Aniquilação (2018)

, , ,

Com elenco de peso, chegou à Netflix o filme Aniquilação um sci-fi de Alex Garland. O filme teve data de estréia no Brasil marcada para 22 de Fevereiro mas foi adiado por conta das premiações e chegou na plataforma no dia 12 de Março. Baseado no livro de Jeff VanderMeer, o filme conta a história de uma bióloga Lena (Natalie Portman) que embarca em uma expedição de quatro mulheres para um local chamado de Área X, que é totalmente isolado da civilização. 

Quando o trailer de Aniquilação saiu, senti uma vibe parecidíssima com o filme Avatar (2009). Desde que Interestelar (2014) foi lançado, uma leva de bons filmes do gênero começaram a surgir misturando ficção científica e drama como Ex-Machina (2014), A Chegada (2016) e até mesmo Blade Runner 2049 (2017). O filme é baseado na trilogia de Jeff e ela faz parte do gênero definido na literatura como ficção científica estranha e é exatamente isso que o longa é. 

Todas as personagens - em sua maioria femininas - tem algum tipo de drama pessoal e batalha a ser vencida. Temos um grupo de cinco mulheres que estão dispostas e descobrir o grande mistério da Área X já que todos os homens que estiveram lá simplesmente desapareceram e o único que foi capaz de voltar, Kane (Oscar Isaac) teve reações estranhas e está entre a vida e a morte após desaparecer por um ano. O conhecimento de cada uma das personagens é o ponto principal de ligação, temos uma bióloga, uma psicóloga, física e mulheres em diferentes funções para que elas consigam combater o desconhecido. A atmosfera do filme é tensa e hostil durante todo o tempo. Há uma quebra sutil desses momentos quando flashbacks são inseridos para entendermos frustrações da personagem Lena e seus questionamentos pessoais. 

O CGI é nítido mas isso não é prejudicial ao filme já que a ideia é mostrar que tudo o que tem na Área X é realmente surreal. As cores estão focadas nos elementos sobrenaturais enquanto a paleta escura com tons terrosos fica nas cenas onde as personagens estão decidindo o que fazer ou conversando sobre a vida. Uma clara forma de mostrar que o ambiente desconhecido está levando as personagens à outro nível de questionamento. Um ponto alto do filme é certamente a trilha sonora constante que acompanha os momentos tensos e até os românticos durante os flashbacks, que você pode ouvir clicando aqui

Já o roteiro me pareceu confuso. É claro que se o filme tentou adensar os três livros em 1h55m dificilmente todas as questões seriam respondidas. Nos últimos vinte minutos eu me peguei perguntando se estava entendendo alguma coisa do filme até que eles literalmente explicam o que acabamos de ver e nos entregam um final quase odiável. Aniquilação é claramente um filme para poucos. O ritmo é lento, as cenas de ação são poucas e o resultado final é solto. Se você gosta de ficção científica e até um pouco de nonsense este talvez seja seu paraíso cinematográfico. Desta vez, não foi a minha! 

 Nota:  2 | 5
Netflix | Aniquilação (2018) Netflix | Aniquilação (2018) Reviewed by Bhárbara Andrade on março 12, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Veja também

Tecnologia do Blogger.