10 referências cinematográficas de Stranger Things 2 (2017)


Stranger Things 2 estreou em 27 de Outubro e o hype deixou a galera ensandecida! A primeira temporada veio cheia de referência e com aquele toque oitentista que todo mundo adora, utilizado este ano também em It - A Coisa. Na segunda temporada ainda podemos acompanhar todas as referências de antes mas elas foram encaixadas de forma um pouco mais sutil do que na primeira temporada. O que antes era explícito agora ficou ali, encaixado no cantinho para os fãs mais atenciosos encontrarem. 
Então eu resolvi trazer 10 referências fáceis de serem encontradas para você anotar e dar uma olhada depois de maratonar Stranger Things. Não perde não! 

 Este post não contém spoiler, apenas referências visuais à obras da cultura pop.
 As referências 04, 08 e 10 podem conter informações adicionais diretas da série. 
Logo no primeiro episódio o título nos chama atenção, Mad Max, uma referência direta a franquia clássica. O primeiro filme foi lançado em 1979 e o último em 2015, ganhador de muitas estatuetas no Oscar. Na série vemos uma referência direta ao filme de 1981, Mad Max - A Caçada Continua. As referências podem ser encontradas no episódio 01 e no episódio 05. 
Desde que o primeiro material da série foi divulgado vimos o quarteto vestido de Ghostbusters, filme de 1984 que contou com Ghostbusters 2 (1989) e uma nova versão em 2016 que infelizmente foi um fracasso em crítica e bilheteria. Na história original temos um quarteto, então nada mais perfeito do que encaixar Mike, Will, Dustin e Lucas nos trajes. E se fizermos um paralelo, os caçadores de fantasmas viviam atrás de criaturas estranhas para capturá-las então, aí está! Em um dos episódios, Dustin usa a fantasia para guardar Dart, sua nova criatura. 
Você deve se lembrar que no final da primeira temporada Will não parecia tão bem quanto antes, certo? A situação era tão ruim quanto imaginávamos e o garoto precisa passar por exames e algumas consultas para saber o que é que aconteceu e porquê ele ainda tem visões sobre o mundo invertido. As cenas lembram diretamente Alien - O Resgate (1986) quando Ripley é resgatada e precisa entender o que está acontecendo com seu corpo e conhecer o alien e suas diferentes formas. O centro de pesquisa onde Will vai consultar e fica um tempo internado também nos lembra diretamente o centro de resgate além do ator que faz o Dr. Owens (Paul Reiser) também ter participado do clássico de 86.
Na referência 2 eu citei que Dustin encontrou Dart, sua nova criatura, certo? O garoto encontra a criatura em casa no final do episódio 02 e resolve escondê-la, alimentá-la e acredita conseguir se comunicar com Dart. No clássico filme de Spielberg de 1982, Elliot encontra o E.T. e tem exatamente as mesmas reações com o pequeno desconhecido. Ele tenta esconder porque sabe que, de alguma forma, não entenderão seu carinho pela criatura. Dentro desta relação também há uma referência a Gremlins (1984), filme referenciado em outras partes da série também. 
Durante a noite de halloween onde os meninos de vestem de Ghostbuster, Max, a nova integrante do grupo, encontra-os durante a busca por doces vestida de Michael Myers, vilão da franquia Halloween de 1978 com o último filme lançado em 2007. Minutos depois vemos também uma referência a Jason Voorhees, vilão da franquia Sexta-Feira 13 (1980) que assustou milhares de pessoas na década de 80 e 90. O halloween é a data ideal para uma homenagem aos filmes slasher e Stranger Things faz questão de não deixá-los de lado mostrando no episódio 02. 
É claro que se tratando da década de oitenta, Stephen King não poderia ser deixado de lado e os irmãos Duffer fizeram questão de encher um único personagem de referências ao autor. Bob (Sean Astin) é o par romântico de Joyce (Winona Ryder) e tem uma enorme vontade se mudar para Maine. Já ouviu isso antes? É claro que já. Maine é um dos cinquenta estados dos Estados Unidos e é onde Stephen King nasceu e situa suas histórias. Se isso não bastasse, em uma das cenas com Will, Bob conta como venceu seu medo de infância no episódio 03. 
Já te contei sobre o Sr. Baldo? Eu era um pouco mais novo que você, na fila da roda gigante. De repente, senti uma luva branca gorda bater no meu ombro. Eu me virei e lá estava ele, o Sr. Baldo. "Ei garoto, quer uma balão?"
Star Wars é outro clássico dos anos 80, o primeiro filme foi lançado em 1977. Se você é fã da franquia conhece a Millenium Falcon, uma espaçonave que foi pilotada por Han Solo e atualmente por Rey e co-pilotada por Chewbacca. Na primeira temporada de Stranger Things, Eleven faz a Millenium de Mike levitar, mostrando seus poderes. Nesta temporada, os pais de Mike o fazem separar duas caixas de brinquedos para doação e lá está a espaçonave novamente. Há também referência a Estrela da Morte, destacada em Star Wars: Rogue One (2016), spin-off da franquia. A Estrela da Morte é uma estação espacial bélica criada pelo Império Galáctico, Mike faz referência a ela quando estão tentando solucionar um problema no episódio 08.
É como dizer que só porque alguém é da Estrela da Morte não quer dizer que seja mau. 
Will e sua visita ao mundo invertido trouxe um pouco mais de lembranças do que necessário. O garoto se tornou o corpo de um tipo de vírus e como todo vírus, é necessário que ele saia do corpo. Acompanhamos Joyce tentar de todas as formas ajudar seu filho enquanto todos os amigos fazem o possível para destruir o mundo invertido ou o que acreditam ser ele. Não que esta seja a parte mais aterrizante da série, apesar de causar uma ansiedade extrema, com a referência à um clássico do terror. Will para de responder por si e uma espécie de exorcismo é necessário para que o garoto volte a si. O ator Noah Schnapp dá um show de interpretação e deixa todo mundo impressionado com o personagem. 
A referência a Conta Comigo (1986) acontece de forma mais forte em uma cena com Dustin e Steve. Os dois estão andando por uma estrada cortada por um trilho enquanto conversam sobre a vida. Conta Comigo é um coming of age clássico que tem muitas cenas em um local muito parecido. O longa também segue a história de quatro amigos que atrás de aventuras passam por algo marcante. Se identificou aí? 
Desde a primeira temporada muito foi dito sobre Eleven ser uma homenagem direta à Fênix Negra que está dentro do universo X-Men já que se trata da história de Jean Grey e a Força Fênix. A personagem tentou ser introduzida lá em X-Men 3: O Confronto Final (2006) mas foi um fracasso total o que fez com que os produtores tentassem trazer a história no próximo lançamento da franquia, X-Men: Fênix Negra com previsão de lançamento para 2018. Assim como Jean Grey, Eleven tem habilidades telecinéticas e após a força Fênix entrar na vida de Jean, ela começa a ter visões do que parecem ser memórias, algo que Eleven consegue por si só.
No episódio 07, o mais contraditório da série, dividindo opiniões e críticas, Eleven conhece Eight, personagem que apareceu lá no começo da temporada 2, no primeiro episódio. A garota também tem habilidades como Eleven mas ela se assemelha um pouco mais a outro personagem dos X-Men, criando visões e modificando os ambientes. A garota anda ainda com mais 4 amigos que fazem com que a semelhança com os mutantes seja ainda maior criando uma referência direta aos novos mutantes. 

Stranger Things nunca vai deixar nos agraciar com suas referências incríveis. Se você quer entender ainda mais sobre o universo, as referências e os anseios dos diretores, a Netflix lançou o documentário O Universo de Stranger Things com sete episódios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário