Só mais uma lista #3 - A década da ficção científica

Os anos 90 foram mágicos em nos presentear com tantos clássicos da ficção científica, e claro que eu tinha que fazer uma lista disso, pra ela não ficar tão óbvia, tirei os clássicos e mais conhecidos Terminator 2: Judgment Day (1991), que é sem dúvida o melhor trabalho do James Cameron, e The Matrix(1999), que pode ser considerado um dos turning points do cinema, em efeitos especiais e storytelling, e que muitos creditam até que deu uma forcinha sendo percursor dos filmes de heróis que estavam por vir na próxima década. Isso e as 4 estatuetas do Oscar que cada um ganhou já é o suficiente para deixá-los de fora, mas tem muita coisa boa por vir:

eXistenZ (1999)


eXistenZ 
Fiquei com uma dúvida imensa entre escrever sobre Gattaca(1997) ou eXistenZ(1999), mas preferi o ação com mix de horror do Cronenberg(Videodrome, The Fly, Crash) ao drama genético do Andrew Niccol(escritor de The Truman Show), que apesar de preterido ainda vale a indicação. Não é o seu tipo usual de filme, isso eu já posso adiantar(a não ser que você seja fã do Lynch), estranho, como é de praxe pra quem conhece a filmografia do Cronenberg, o filme mostra a famosa designer de jogos Allegra Geller(Leigh), na apresentação do seu novo jogo de realidade virtual, eXistenZ, esse vem com um case orgânico e algo que se assemelha a um cordão umbilical, que ao conectado a coluna vertebral te leva pra essa nova realidade, com várias camadas de imersão, algo como Inception+Matrix. Mas nessa apresentação, ela sofre um ataque de um fanático e tem que fugir, acompanhada de Ted Pikul(Jude Law), um trainee da sua empresa, que terá que ajudá-la a testar o jogo e ver se o único case que contém o jogo foi danificado. Cheio de efeitos práticos mas bem executados, com personagens e uma história cativante e provocativa, consegue nos prender apesar das bizarrices e do gore, que podem ser demais para alguns, mas com certeza valem a experiência.

Com: Jude Law, Jennifer Jason Leigh e Ian Holm
Nota: 8/10 

The Fifth Element (1997)

The Fifth Element 
Essa aventura com muita pegada de comédia sessão da tarde, dirigida pelo Luc Besson(Léon, Lucy, Nikita), é um dos meus filmes favoritos desde a infância. A trama se passa em uma Nova York no século 23, onde o mundo está sendo ameaçado por uma entidade conhecida apenas como O Mal Supremo. A única esperança para a humanidade é o quinto elemento, um ser perfeito de uma raça alienígena, Leeloo(Milla Jovovich), em conjunto com quatro pedras que representam os quatro elementos fundamentais (Água, Ar, Fogo e Terra) precisam se reunir para Terra ter alguma chance. Com a ajuda do taxista e ex-comandante Korben Dallas(Bruce Willis) e do Padre Vito Cornelius(Ian Holm), Leeloo deverá salvar a terra desse mal capaz de consumir mundos inteiros e alimentar-se de suas energias, enquanto corre pra recuperar as pedras, antes do ganancioso e cruel Jean-Baptiste Emanuel Zorg(Gary Oldman) e sua equipe de Mangalores mercenários. Tem cenas maravilhosas(principalmente a da opera), visual sensacional, e performances hilárias do Oldman e do Chris Tucker, que faz um famoso host num programa de rádio(claramente inspirado no Prince). Mesmo tendo um roteiro tão simples, o filme é tão vibrante, colorido e legal que não tem como não gostar.

Com: Bruce Willis, Milla Jovovich e Gary Oldman.
Nota: 8,5/10

Strange Days (1995)

Strange Days 
Nesse suspense que se passa nos últimos dias do ano de 1999, Lenny Nero (Ralph Fiennes) é um ex-policial que agora vende discos de dados contendo memorias e emoções gravadas. Ele é praticamente um traficante que vende pedaços de vidas. Ver pelos olhos de alguém, ter aquela experiência de saber como é ser outra pessoa, isso não só é possível, como é a febre do momento, até mesmo para Nero, que costuma voltar a viver os momentos felizes que tinha com Faith (Juliette Lewis), a mulher que ele ama. Um dia ele recebe um disco que contém as memórias de um assassino matando uma prostituta. Lenny, com a ajuda de Mace(Angela Bassett) investiga e é puxado mais e mais fundo em um giro de chantagem, assassinato e estupro. O filme que é quase um midpoind entre os filmes noir dos anos 40 e o futurista Blade Runner, é dirigido pela Kathryn Bigelow (Point Break, Zero Dark Thirty, The Hurt Locker) e escrito pelo seu ex-marido James Cameron, o supporting cast é sensacional com Tom Sizemore, Michael Wincott, William Fichtner e Vincent D'Onofrio, e a Bassett é uma das atrizes mais badass do cinema nesse filme. Pra mim, é um dos filmes mais underated que eu conheço e absurdamente inovador em mostrar realidade virtual de forma tão impactante, transformando a audiência em voyeurs nesse filme fantástico.

Com: Ralph Fiennes, Angela Bassett e Juliette Lewis.
Nota: 9,2/10

Twelve Monkeys (1995)


Twelve Monkeys 
Num futuro pós apocalíptico, a superfície do planeta em 2035, volta a ser dominada pelos animais, após um vírus que em 1996 matou 5 bilhões de pessoas. E o 1% da população que sobreviveu, vive no subsolo, e manda prisioneiros para a superfície para coletar informações, um deles, James Cole(Bruce Willis), recebe uma “oferta” ainda melhor, ser enviado ao passado para identificar os supostos causadores dessa epidemia, o Exército dos Doze Macacos, e localizar o vírus em sua forma inicial. Mas Cole é erroneamente enviado a 1990, seis anos antes do esperado, onde ele é preso e internado em uma instituição psiquiátrica por parecer totalmente irracional e desorientado as pessoas daquele tempo, nessa instituição ele conhece uma psiquiatra chamada Dr. Kathryn Railly (Madeleine Stowe), e Jeffrey Goines (Brad Pitt), um interno, filho de um cientista famoso, que apresenta Cole as instalações. Através do uso da câmera inclinada e de lentes grande angular, Terry Gilliam (Brazil, Monty Python and the Holy Grail, Fear and Loathing in Las Vegas) consegue compartilhar a exaustão e confusão mental de Cole, e como ele somos jogados de um lado pro outro, em viagens no tempo e flashes do que ainda nem sabemos ser. Com certeza a obra prima do Gilliam, e um dos meus sci-fi’s favoritos.
Com: Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt.
Nota: 9.4/10

Já dá pra fazer uma maratona e viajar um pouco com e
ssa lista!
Corre pra ver e vem contar o que achou depois. :))


Nenhum comentário:

Postar um comentário