É spoiler, se quem te conta é a série?



MASSIVE SPOILER ALERT 
Não recomendado para quem não assistiu até o sexto episódio da sétima temporada de Game of Thrones.

Na última semana, mais uma vez nessa temporada, tivemos um episódio vazado, dessa vez por um erro da HBO Nordic e HBO España que acidentalmente, ou não, transmitiram o episódio seis da sétima temporada, 5 dias antes do que o programado, deixando os fãs polvorosos e tornando a internet um mar de spoilers. Quase como um filme da franquia Saw (2004-2010), começavam os jogos, e a dúvida de assistir ou se arriscar na internet e até no dia a dia por tanto tempo. Muita gente se arrependeu de não ver (ao tomar spoiler) e diz ter tido sua experiência arruinada, mas será mesmo que o principal acontecimento do episódio era realmente tão imprevisível?

Esse texto na verdade não é sobre spoiler, é sobre foreshadowing, um recurso narrativo onde são dadas pistas do que vai acontecer na história, geralmente para construir uma antecipação nos espectadores ou leitores, sobre o que pode acontecer em seguida, tornando situações estranhas ou extraordinárias, mais críveis, já que os eventos são previstos de antemão, e o resultado disso, são roteiros bem amarrados e consequentemente uma história melhor.

E nisso, Game of Thrones se destaca, e vou te mostrar porquê. Já no episódio Winter is Coming (S01E01), Ned, Jon, Theon, Robb e Bran, encontram um lobo morto nas matas e logo descobrimos que esse que foi morto por um veado, mas o que pode parecer só a desculpa para a família encontrar os pequenos filhotes de lobo, é na verdade um foreshadowing misturado com simbolismo, já que no episódio Baelor (S01E09), penúltimo da temporada, Ned Stark é morto, a comando de Joffrey Baratheon, sendo o lobo o símbolo da casa Stark e o veado o da casa Baratheon, não tem muito mais o que explicar né.



No episódio The Kingsroad (S01E02), Tyrion está conversando com Jaime sobre o fato de que Bran pode sobreviver depois de cair da torre, Jaime então fala “Mesmo se o garoto sobreviver, ele será um aleijado, grotesco. Prefiro uma morte limpa e rápida”. E não é que o Kingslayer acabou na mesma situação de aleijado, ao ter sua mão cortada por Locke, um caçador da casa Bolton, no episódio Walk of Punishment (S03E03). Só assim mesmo pra gente começar a ter um pouco de simpatia pelo Jaime e esquecer as atrocidades que ele fez, como a própria queda do Bran.



No episódio Second Sons (S03E08), durante um ritual organizado pela Melisandre e realizado pelo Stannis, onde ele joga três sanguessugas nas chamas, pedindo a morte de três reis, Robb Stark, Balon Greyjoy e Joffrey Baratheon, a cena do último é visualmente impossível de não se relacionar ao momento da morte do mesmo, no episódio The Lion and the Rose (S04E02). Além do fato do próximo corte de cena após as sanguessugas é do Joffrey em uma festa tomando vinho, alguém lembra como ele morreu? Baita coincidência!



No episódio The Mountain and the Viper (S04E08), em uma conversa com Robin Arryn, Littlefinger, tenta conforta-lo. Após a morte da sua mãe, Robin pensa que não está seguro fora de casa, mas Peter diz “As pessoas morrem nas mesas de jantar, nas camas. Elas morrem agachados nos seus penicos, cedo ou tarde, todo mundo morre!”, e como um profeta, Littlefinger cravava o que iria acontecer logo depois, no episódio The Children (S04E10), quando Tyrion mata Shae enforcada na cama e seu pai, Tywin, com uma besta enquanto este estava sentado no banheiro.




Agora, no episódio The Spoils of War (S07E04), apesar da vitória avassaladora de Daenerys, seu dragão e dos Dothraki, sobre o exército dos Lannister, o principal momento aqui é quando o Bronn usa a scorpion bolt para atirar uma lança em Drogon, o ferindo, e demonstrando assim uma certa fragilidade em meio a todo seu poder, e novamente, um foreshadowing do momento fatídico que aconteceu com Viserion no episódio Beyond the Wall (S07E06).



E então, depois disso tudo, acha realmente que foi algum amigo que te entregou o que ia acontecer, ou foi a própria série? Hehe
Aproveita e fala aí o que acha dos spoilers que tão assolando a internet nesses tempos, tem prazo para soltar spoiler ou só pode mandar inbox?


Nenhum comentário:

Postar um comentário