Fotografia | Técnica flat lay

Se você segue alguma blogueira no instagram você com certeza já viu a técnica flat lay ser usada. Mas o que é? Vamos lá! 

Flatlays é tipo de fotografia onde você organiza, compõe os objetos de forma harmônica em uma superfície plana e fotografa tudo visto de cima. Ao pé da letra, flat lay quer dizer plano deitado, bem literal ao resultado final nas fotos. A ideia é deixar que o resultado se torne algo agradável ao olhar e que cada objeto na imagem seja facilmente identificado. Organização é a chave! 

Em 1987 Andrew Kromelow iniciou a técnica, mas ela não era exatamente como é hoje, ele costumava organizar tudo o que encontrava na loja de móveis onde trabalhava e deixar tudo muito bem colocado em uma superfície. A organização ficou conhecida como knolling, encostado, em português. 


É comum vermos no instagram fotos bem montadas como esta acima. E assim como nas redes sociais, o cinema também utiliza da mesma técnica em algumas cenas. "Este ângulo é popular em suspenses, onde a perspectiva aérea registra o mundo de forma inquietante e os closes aumentam o plano espacial desconhecido.". Se você assistiu O Grande Hotel Budapeste você sabe exatamente do que eu estou falando. 

A organização proposital é uma forma de passar através da imagem um pouco de nós mesmos ou de um personagem de uma locação, no caso dos filmes. Sendo assim, se torna uma forma de compartilhar e satisfazer nosso amor pelas coisas e pela organização.


A dica é abusar do monocromático. Superfícies brancas e lisas, ou de tons neutros, combinadas com objetos de cores semelhantes entre si. Fundo neutro com objetos cheios de cores - como na foto acima - enchem os olhos também, principalmente para os apaixonados por gastronomia. 

Tara Milk sabe disso maravilhosamente! A garota consegue deixar tudo muito bem organizado em um feed colorido e cheio de amor no instagram. Os efeitos usados nas fotos também são uma mão na roda, mas isso é assunto para outro post! 


Para os fotógrafos, a dica é encaixar a técnica em tudo o que fizerem. Entregue à noiva fotos de seus objetos queridos da cerimônia organizados em flat lay, em campanha publicitária a composição é absurdamente importante e em festas de aniversário, os doces darão um resultado lindo e uma lembrança querida para a dona da festa. 

Utilize ao seu favor, mostre o máximo de você - de forma REAL - nas redes sociais. Mesmo que algo possa parecer insignificante para quem está apenas rolando sua foto pelo feed, a sinceridade que será transmitida na foto pelo apego ao que está contido com certeza tocará outras pessoas. Corre e testa o flat lay aí! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário