17 de novembro de 2016

Resenha | Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)


Uma das minhas primeiras lembranças de ir ao cinema foi quando a minha mãe me levou para assistir Harry Potter e Pedra Filosofal (2001). Eu tinha apenas 5 anos e não entendi nada do filme mas anos depois lembro do sentimento de vazio que senti quando acabou a exibição de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)J.K. Rowling me levou a outro universo dentro de cada livro e minha gratidão à ela será eterna por isso. 

A pré-estreia ocorreu ontem (16/11) no Ibicinemas e o lugar estava repleto de fãs da saga. Era visível a ansiedade e apreensão para receber mais um trabalho do universo bruxo. J.K. viaja no tempo com gente, e desta vez estamos em Nova York, em 1920 - 70 anos antes de Harry Potter. Agora acompanhamos Newt Scamander (Eddie Redmayne) e suas criaturas extraordinárias em novos cenários antes não visitados pela franquia. A primeira cena do filme nos remete à franquia de Harry Potter já que fala-se de uma nova ordem e de Grindelwald

O roteiro foi escrito pela própria J.K, que faz sua estréia como roteirista e é - como se é de esperar - fantástica. A amarração dos desencontros que ocorrem no decorrer do filme, com Newt perdendo seus animais e o mundo dos bruxos em grande confusão é feita de forma muito bem fechada. As cenas no Congresso Mágico dos Estados Unidos da América são incríveis e cheias - MESMO - de detalhes. A união entre bruxos e um trouxa - o termo muggles foi trocado por no-maj já que estamos nos EUA.

Assim como todas as histórias de J.K., esta também trata de causas reais como preconceito e repressão. Os monstros, aliados ao problema vivido pelo Congresso Mágico e toda a ameaça causada por Grindelwald gera uma problematização cheia de metáforas e mensagens nas entrelinhas da história. 

A direção do filme é de David Yates, que dirigiu também Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009), Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte  2 (2011). A forma como ele traduz perfeitamente o universo de J.K. de forma visual continua firme em sua direção. A escolha do elenco foi perfeita, mesmo Johnny Depp interpretando Grindewald tenha levantado grade alvoroço entre os fãs, a cena em que ele participa é pequena demais para que se possa opinar sobre. Estamos de volta ao mundo bruxo, amigos! 

20 comentários:

  1. Que legal... acho bacana a forma como ela aborda repressão e preconceito! Já quero ver!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é fantástica, né? Espero que goste do filme!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Esse filme promete ser ótimo, estou louca para ver. Vi o trailer e me chamou bastante a atenção.
    Sobre a forma que são tratados os assuntos repressão e preconceito, acho muito interessante porque o filme e "divertido" mas dá o seu recado sério. É aquela coisa, tô te divertindo, mas tô falando uma coisa séria, presta atenção...
    Beijo

    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é exatamente isso! Não sei se você assistiu a saga de Harry Potter mas ela trata também de depressão. É muito interessante.
      beijinhos!

      Excluir
  3. Esse filme promete muita coisa!
    Adorei o post, a resenha está perfeita
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sou nem um pouco fã de filmes assim muito menos livros, assistir harry potter uma vez no cinema e não curti :/
    mas uma coisa tenho que concorda, esse filme vai ser um sucesso, que visual incrível <3 BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mais uma chance pro universo! hahaha Brincadeira.
      Obrigada pelo comentário, beijinhos <3

      Excluir
  5. Adorei sua resenha! Vi o filme ontem e já tô louca pra ver de novo. Adorei todos os elementos do filme, foi incrível.


    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, não é? Eu achei incrível, adorei mesmo!
      Que legal que também gostou e obrigada pelo comentário.
      Beijinhos <3

      Excluir
  6. Que post divo eu amo harry potter e já estou louca para ver esse filme bem similar ao mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre pra assistir, é muito bom mesmo! Você vai adorar.
      Beijinhos <3

      Excluir
  7. Adoro demais Harry Potter vi todos os filmes,nO vejo á hora de ver esse tb. Beijokasss
    http://www.dicasdamila.com.br/2016/11/novidade-vult-lanca-mais-26-cores.html?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste tanto quanto eu gostei!
      beijinhos <3

      Excluir
  8. Me sinto sempre poser de HP pq nunca li os livros :'( Na infância não foi minha saga favorita, mas levo com muito carinho no coração.. Quero ver Animais Fantásticos e Onde Habitam, o pessoal estava tão ansioso que eu acabei ficando tbm kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do filme, é bem legal.
      E como você já gosta do universo, creio que vá adorar o filme, é muito legal mesmo e lindo visualmente.
      Beijinhos <3

      Excluir
  9. Babs do céu, estou com meu ingresso aqui esquentando na mão para vê-lo nessa sexta. Como não gosto de pegar sessão lotada optei pela das 13hrs aqui na Cinemark porque preciso assistir esse filme sem gente falando, é muitos feelings para uma sessão só. Para ti ter uma ideia, peguei uma sessão 3D na sala XD com poltrona D-Box só para sentir esse filme bem no fundo da alma, JUAHSUAHSUAHSUASHAUSH. Amei tua resenha (confesso que estava esperando por spoilers, mas sei que é proibido aushaushau) e fiquei ainda mais feliz por saber que trata também de problemas sociais porque HP sempre teve isso como foco, crescer assistindo e lendo aos universos escritos pela linda da J.K é de engrandecer nossa criatividade. Me empolguei, hahaha. Animais Fantásticos é tão grandioso que tem até Ezra Miller e o Depp — mesmo com o mimimi dos fãs querendo boicotar por causa dele, povo chato — então não sei se meu coração aguenta esperar até amanhã, hehehe. Amei o post e o blog, ganhou uma seguidora. Beijão. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee, cara amei teu comentário! ♥ E você vai AMAR o filme. Eu assisti na pré estréia porque estava MORRENDO de ansiedade para ver o resultado de tanta espera por algo novo da saga. A galera é eufórica demais nas pré mas foi indescritível, de verdade. A participação do Depp, como eu disse no post, foi muito muito pequena, então nem dá pra falar algo, o pessoal gosta é de colocar defeito mesmo.
      Obrigada novamente ♥♥♥

      Excluir
  10. Que legal você falar da sua primeira ida ao cinema... Realmente uma lembrança marcante <3. Eu ainda me lembro da minha primeira vez ao cinema, foi bem atrasada comparada a sua porque eu não tinha muitas oportunidades. Deve ter sido incrível se sentir envolvida com uma história apesar de não entendê-la muito inicialmente, mas só o fato de você ter sentido um vazio após o fim do filme e ter se maravilhado com as aventuras proporcionadas já mostra que valeu muito à pena.
    Só quem é fã entende toda essas sensações de ansiedade diante de um novo trabalho daquilo que se tanto gosta. E a J. K. é simplesmente incrível, certamente ela não iria decepcionar, mas surpreender ainda mais! As abordagens que ela faz são muito importantes e é maravilhoso que ela saiba passar boas mensagens reflexivas através do seu trabalho, basta uma observação atenta para compreender tudo.
    E tudo isso aliado a uma direção que já se mostrava competente não tem como não resultar num trabalho perfeito. Mesmo a participação do Johnny sendo curta só a presença dele já conta muito na boa escolha do elenco. É super compreensível toda a empolgação dos fãs de Harry Potter *_*.

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir

Do pouco que sei | Blog de fotografia, seriados, filmes e crônicas © , All Rights Reserved.